quinta-feira, 19 de março de 2009

Hora inadiável de fazer o que é preciso

Adiar decisões, deixar o tempo passar, desejar coisas que não sabemos como realizar e ver imobilizadas nossas possibilidades de ação. Eis algumas zonas de conforto comumente experimentadas pelas pessoas. Circunstâncias motivadas por medos íntimos, por inseguranças que sequer conhecemos, por incertezas que nos atingem ainda que estejamos diante de algo bom.

Em Ele precisa começar, dá-se o choque. Vemos o impulso adormecido despertar: o homem encontra a palavra, um encontro sublime e difícil, ardoroso e indigesto, exigente. Quantas possibilidades derivam daí? Visões de mundo, vidas inventadas, influências aceitas ou desprezadas.

Perguntemos, pois, quem é o autor? De onde vem e para quem ele fala? Valerá a pena ouvi-lo ou apenas manteremos sua sagração intocável, garantida pelos mistérios de sua própria personagem e pela admiração a que nos acostumamos a demonstrar por ele? Conseguiremos por suas mãos sair do torpor, avançar em nossos pequenos impasses, romper as estruturas que nos aprisionam?

Essas questões animam a chama viva do teatro em Ele precisa começar e motivam o SESC São Paulo a acolher este projeto, uma reflexão sobre o texto e seu autor, mas, sobretudo, sobre a hora inadiável de fazer o que é preciso.

DANILO SANTOS DE MIRANDA - Diretor Regional do SESC São Paulo
Texto para o programa da temporada no SESC Consolação

Nenhum comentário: