segunda-feira, 9 de março de 2009

Folha Online: Ator usa humor e vigor físico

Felipe Rocha é um ator de 37 anos nascido em Paris e que mora no Rio há mais de três décadas. Em 21 de outubro de 2007, por volta do meio-dia, ele se sentou em frente a um computador para começar a escrever sua primeira peça, num hotel de Toulouse, no sul da França. O resultado da experiência é o monólogo "Ele Precisa Começar", em cartaz no Sesc Consolação, em São Paulo.

"Não tinha nenhuma expectativa de que saísse algo brilhante, nada disso", disse o ator à Folha Online. "Então, com essa expectativa rasa, o que viesse seria positivo." Segundo Rocha, seu objetivo era simplesmente conseguir terminar o texto.

Veja, neste videocast, alguns trechos da peça.

Charme francês
Com poucos recursos cênicos, Rocha aposta no corpo quando quer transmitir ao público os devaneios do texto - a peça tem direção de movimento da coreógrafa Dani Lima, mulher do ator. Ele pula, dança, canta, grita e faz imitações, arrancando risos e expressões de surpresa durante os 70 minutos da apresentação.

Também bailarino e trompetista, além de compositor da banda Brasov, Rocha começou a criar o texto um dia após ler uma peça do francês Jean-Luc Lagarce (1957-1995). A francofilia, aliás, também está presente numa certa "acidez" do humor, apontada pelo próprio autor, e ainda no uso de canções de Serge Gainsbourg (1928-1991), o compositor conhecido tanto por suas músicas, como "Je T'Aime... Moi Non Plus", quanto por suas musas, como Jane Birkin e Brigitte Bardot.

Por GABRIELA QUINTELA em 12/3/09

Nenhum comentário: